sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Seu propósito não precisa (e não deve) ser sempre o mesmo


O que te faz levantar da cama todos os dias?

Pense de verdade naquilo que te motiva a sair de casa.

Isso é o que chamamos de propósito.

Talvez, você ainda não saiba essa resposta. Mas, provavelmente, já parou para pensar “será que a vida é só isso?”.

E para descobrir mais do que a vida tem a oferecer é preciso entender qual é o nosso mundo e qual a nossa visão dele.

Essa visão é o que determina tudo: nossas decisões, nossos relacionamentos, nosso comportamento e as ações que tomamos durante nossa jornada.

Mas o que é propósito?

Ter um propósito de vida representa a aceitação de todos os aspectos da nossa identidade, bons ou ruins. É aprender a realizar o melhor possível com o que temos agora. Ele simboliza a maneira de pensar, agir e o desejo de transformar o mundo ao nosso redor.

O propósito não é apenas uma meta que estabelecemos. Ele tem a ver com essência, com as singularidades, e o interior de cada um. É a nossa verdade, a nossa integridade. A nossa missão.

Possuir uma maneira diferenciada de encarar o mundo e ter a consciência da importância de descobrir um propósito.

Aqueles que buscam uma “razão de ser” querem deixar um legado, uma marca. Querem construir coisas que mudem e impactem a vida de outras pessoas positivamente.

Essa é uma conquista que vai além de conseguir ganhar dinheiro, notoriedade ou reconhecimento. Se trata de conquistar uma luz interior, de alcançar a certeza em nossa existência.

O propósito da vida não vem do status, até porque sempre existirá alguém com mais status do que outros e isso é muito relativo.

Mas será que o seu propósito vai ser o mesmo para sempre?
Não. O nosso propósito é mutável! Ele não precisa, nem deve ser para sempre o mesmo. Ele está ligado a nós, seres que estamos em constante evolução e aprendizado, e, assim como a gente ele também se transforma.

Não tenha medo de mudar e se ver em busca de um novo sentido. A vida é maravilhosa justamente por não ser estável.

O propósito é algo vivo, que amadurece conosco.

Muitas pessoas podem se confundir e achar que ele funciona como um plano de ação, mas ele é mais que isso, ele é um orientador.

É o lugar no qual desejamos habitar, de calma, euforia. Uma canto de sentido, onde nos reencontramos.

Mas como descobrir o nosso propósito?

Encontrar um propósito de vida pode parecer uma tarefa difícil, mas não é impossível. Vale muito a pena partimos rumo a essa descoberta. Pois com uma razão definida, realizar grandes coisas se torna muito mais real.

Separei alguns pontos para te ajudar nesse processo.

1- Conheça suas habilidades.

Todo mundo tem um talento, uma qualidade, algo o que nos dá prazer, como nossos hobbies, por exemplo. Analisar e entender aquilo no que se é bom é um caminho para encontrar nosso propósito. Seus dons são o seu diferencial.

2. Busque o autoconhecimento.

Faça novos cursos, medite, vá a um psicólogo. Às vezes pode parecer que não somos bons em nada. Por isso, converse com as pessoas que te amam, aquelas que te percebem, pergunte qual é seu talento caso não saiba. Você pode se surpreender e ver nascer uma nova possibilidade.

3. Reconheça e entenda aquilo que te faz feliz.

Os momentos de felicidade são fundamentais para compreender o que almejamos da vida. Encontrar uma paixão, aquilo pelo que vale a pena lutar é o início para a definição da nossa missão. Pense naquilo que você faz e não percebe o tempo passar. Talvez essa seja uma resposta que esteja buscando a muito tempo.

4. Procure inspiração

Outro ponto importante nessa busca é definir o que te inspira. Procure trabalhos que te encham os olhos e a alma, que te iluminem a querer criar projetos notáveis. Algumas pessoas fazem você ser melhor, busque aprender com elas. Encare isso como uma oportunidade.

5. Estude

O conhecimento é uma das armas mais importantes com as quais podemos nos munir durante a vida. Um bom estudo é infalível no caminho para nos conhecermos melhor. O acesso a informação é um privilégio e uma forma de poder, aproveite isso! Dedique-se, invista seu tempo em novos aprendizados e se descubra.

6. Questione-se

Quais são os seus valores?

Como você decide quando agir ou não?

Se você não tivesse nenhuma limitação de tempo ou dinheiro, o que você faria?

O propósito vai além do fazer por fazer, ele está relacionado a algo muito mais profundo.

Todo esse processo envolve muito mais do que apenas encontrar sua vocação ou algo que se saiba fazer com eficiência. A descoberta do nosso propósito é um aprofundamento em quem somos, é descobrir os mistérios da nossa identidade e a marca que queremos deixar nesse mundo.

Mas calma, não se desespere se ainda não conseguiu definir o seu!

Sempre há tempo para recomeçarmos. E hoje é um novo dia de tentativa.

Lembre-se de que o mundo a nossa volta está passando constantemente por alterações, e que você pode fazer o mesmo. Todo dia surge uma nova tecnologia, ideia, uma nova vida. E dentro de você nasce a cada instante uma nova possibilidade.

Seu propósito não precisa ser um fardo. Ele precisa ser um ponto de luz no seu caminho. Por isso antes de tudo, seja!

TEXTO: Débora Alcântara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parem de gourmetizar o empreendedorismo

Esses dias passando aqui pelo feed do LinkedIn, encontrei o post de um amigo e fundador de um projeto de imenso sucesso, e isso me chamou mu...