terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Ar Condicionado automotivo: Entenda o seu funcionamento

Em veículos ar condicionado serve para contrabalançar o aumento da temperatura provocado pela radiação solar, colaborando de forma definitiva para o conforto e bem estar de seus ocupantes. Hoje não se pode deixar de referir o item segurança, já que somente em veículos equipados com ar condicionado, o usuário poderá se fechar em condições de conforto.


Funcionamento:


Quando é feita a solicitação de climatização através da ativação dos comandos existentes no painel de controle do ar condicionado, é liberada uma tensão positiva para o ventilador da caixa de ar no interior do veículo, e um sinal negativo vai em direção ao termostato. Se a temperatura do evaporador estiver acima de 10ºC, o termostato estará com os contatos fechados, e o sinal parte para o pressostato. Este é o primeiro passo para o funcionamento do ar condicionado automotivo.


Em seguida pressostato recebe o sinal e se as fundições de pressão estiverem dentro dos valores normais os dois contatos estarão fechados, e o sinal é enviado para a bobina de dois relés. O Relé do compressor e do ventilador do radiador.


Na sequência, a embreagem eletromagnética é acionada colocando o compressor para trabalhar, neste momento, juntamente com o compressor o ventilador do radiador também é acionado em velocidade mínima, porém de forma constante. O compressor inicia o ciclo, sugando o gás da linha de baixa pressão e bombeando-o para a linha de alta pressão. O gás quando comprimido a alta pressão esquenta em excesso e precisa ser resfriado.


Para isso segue de forma pressurizada em direção ao condensador onde se liquefaz e tem a sua temperatura restabelecida. O fluído resfriado, já na forma líquida, segue para o interior do filtro secador onde entra em contato com um composto de sílica, onde a umidade presente no vapor, que é prejudicial ao sistema, é absorvida. 


O fluído segue em direção à válvula de expansão onde o líquido refrigerante sob alta pressão se transforma em vapor de baixa pressão e baixa temperatura seguindo para o evaporador.


Com o vapor em baixa temperatura as aletas do evaporador se resfriam rapidamente. Neste instante o ar gerado pelo ventilador interno é impulsionado através das aletas do evaporador para que aconteça a troca de calor com o ambiente resfriando o interior do veículo.


O caminho seguido agora em forma de gás refrigerante é através da linha de baixa pressão em direção ao compressor de ar condicionado onde o ciclo do sistema se repete. Essa repetição que gera o pleno funcionamento do ar condicionado automotivo.

FONTE: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/ar-condicionado-automotivo-entenda-o-seu-funcionamento/49708


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parem de gourmetizar o empreendedorismo

Esses dias passando aqui pelo feed do LinkedIn, encontrei o post de um amigo e fundador de um projeto de imenso sucesso, e isso me chamou mu...